Nem todo visitante é o visitante certo para todo expositor.
Em uma feira de negócios, o público-alvo representa o conjunto de pessoas que circulam pelo evento. É o que justifica a existência da feira. Mas, dentro desse universo amplo, existe um recorte ainda mais estratégico: o público de interesse de cada expositor — aquele que realmente importa para o seu negócio e que justifica o investimento na participação.
Primeiramente, é necessário refletir que um evento só se sustenta se houver demanda real de visitação.
O público-alvo de uma feira ou exposição reúne todos os agentes que compõem a cadeia produtiva do setor tema de um evento: estudantes, professores, fornecedores, fabricantes, distribuidores, representantes comerciais, consultores, técnicos, especialistas, compradores, usuários, entre outros. São diversos perfis — e todos fazem parte do público-alvo do evento.
📍 Contudo, cabe a cada expositor refletir:
- “Qual é o meu público de interesse?”
 - “Quem eu quero atrair para o meu estande?”
 - “Quem eu espero ver na sala de reuniões fechando negócios?”
 
A promotora ou organizadora do evento cumpre seu papel ao garantir a presença do público-alvo. Esse público amplo e qualificado. Já o expositor tem a responsabilidade de identificar e atrair, dentro dessa multidão, os visitantes que realmente interessam ao seu negócio.
O público de interesse é o motivo central que justifica a participação de uma empresa em determinado evento.
📍 Vale questionar: 
- "Este evento é realmente estratégico para os meus negócios? Por quê?"
 - "Qual o melhor formato de participação? Como expositor? Como patrocinador? Com merchandising ou apenas como visitante?"
 
Os objetivos podem variar: lançar produtos, ampliar visibilidade, gerar novos contatos, vender ou fidelizar clientes. Mas, em todos os casos, o sucesso ou o fracasso da participação depende do próprio expositor.
A responsabilidade do promotor termina quando o público-alvo está presente no evento, e a responsabilidade do expositor começa na ação estratégica de captar o seu público de interesse até o seu estande.
Por isso, antes de confirmar a participação, a empresa interessada em expor deve certificar-se de que seu público de interesse está, de fato, contemplado no público-alvo do evento.
Se necessário, a empresa deve buscar evidências, referências ou depoimentos de quem já participou e em seguida, fazer uma autoanálise interna: a equipe ou staff da empresa está preparada para atrair, atender e converter esse público em resultados concretos?
Essa resposta é determinante para o êxito na participação!
$audaçõe$, com visão e propósito!
Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry
