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Considerando a participação em feiras de negócios hoje, vejo que existem novos e importantes indicadores, quase estratégicos, que as empresas devem observar antes de decidir pelo investimento.
1. Um deles é avaliar o quanto a feira consegue ser híbrida e oferecer alcance real de negócios de forma remota. Esse ponto se tornou fundamental no pós-pandemia. Além de agregar conforto e ampliar oportunidades, também oferece maior segurança no investimento em caso de surtos regionais ou outras situações imprevistas.
2. Outro aspecto decisivo consiste em analisar se a promotora adota critérios de avaliação da experiência do participante. Nesse caso, é importante solicitar seus indicadores de satisfação em diversas categorias, a fim de verificar se a qualidade percebida pelo público alcançou um patamar de excelência que justifique sua fidelização e retorno em futuras edições.
2. Outro aspecto decisivo consiste em analisar se a promotora adota critérios de avaliação da experiência do participante. Nesse caso, é importante solicitar seus indicadores de satisfação em diversas categorias, a fim de verificar se a qualidade percebida pelo público alcançou um patamar de excelência que justifique sua fidelização e retorno em futuras edições.
Veja abaixo alguns parâmetros de qualidade:
📍 Acesso e Fluxo do Evento:
- Tempo de espera no credenciamento | Objetivo: máx 10 min com interação | Efetivo no ano: __
- Tempo de espera nos banheiros | Objetivo: máx 3 min | Efetivo no ano: __
- Distância até banheiros | Objetivo: máx 90m | Efetivo no ano: __ (qtd disponível no espaço)
- Deslocamento até qq atração principal | Objetivo: máx 10-12 min | Efetivo no ano: __ (qtd no espaço)
- Sinalização completa visível - tótens interativos | Objetivo: a cada 50m | Efetivo no ano: __
- Planta baixa da feira - gde formato | Objetivo: nos locais estratégicos de fluxo | Efetivo no ano: __
- Áreas de descanso - bancos, lounges | Objetivo: 1 a cada 100-150m | Efetivo no ano: __
- Temperatura média ideal(*) nos auditórios | Objetivo: entre 20–24 °C | Efetivo no ano: __
- Temperatura média ideal(*) no espaço circulante | Objetivo: entre 20–24 °C | Efetivo no ano: __
- Controle de ruído no pavilhão | Objetivo: nunca acima de 85 dB | Efetivo no ano: __
* O controle da temperatura em espaços de eventos constitui um aspecto sensível e deve ser analisado de forma antecipada, durante o planejamento e a definição do local. Essa avaliação permite identificar:
(a) áreas de circulação geral que não disponham de climatização, de modo a prever soluções corretivas ou compensatórias; e
(b) auditórios dotados de sistemas de climatização central com configuração padrão, sem possibilidade de regulagem específica, como é comum em estruturas de shopping centers e centros de convenções.
- Lixeiras disponíveis - seletivas | Objetivo: 1 a cada 12–15m | Efetivo no ano: __
- Pontos de alimentação/bebida | Objetivo: 1 a cada 5–7 min | Efetivo no ano: __
- Tempo máximo de espera em praça de alimentação | Objetivo: 10 min em fila | Efetivo no ano: __
📍 Atendimento e Interação:
- Qualquer staff circulante - contato visual e sorrir | Objetivo: 1 a cada 3m | Efetivo no ano: __
- Disponibilidade de staff visível | Objetivo: nunca caminhar + de 3 min | Efetivo no ano: __
- Tempo máximo de resposta a uma dúvida | Objetivo: menos de 2 min | Efetivo no ano: __
📍 Experiência e Encantamento:
- Atrações - fila com interação** | Objetivo: 1 a cada 5–7 min de espera | Efetivo no ano: __
- Momentos surpresa programados*** | Objetivo: 1 a cada grande área | Efetivo no ano: __
- Contato com experts, personalidades | Objetivo: 1 pto instagramável a cada 300–500m | Efetivo no ano: __
** ex.: telas, jogos, hologramas, QR codes,...
*** ex.: pocket show, música inesperada,,...
📍 Segurança e Bem-estar:
- Tempo para atendimento em ambulatório | Objetivo: máx 5 min | Efetivo no ano: __
- Sinalização de saída de emergência | Objetivo: mín de 1 a cada 25m | Efetivo no ano: __
- Iluminação adequada no espaço circulante | Objetivo: mín de 200 lux**** | Efetivo no ano: __
📍 Entre outras categorias relevantes e adaptáveis de acordo com o espaço e o perfil do evento, etc.
O sucesso de público em uma edição não garante o mesmo resultado na próxima. O que sustenta a relevância de um evento é uma eficiente gestão dos indicadores da Experiência do Participante - estes são tão importantes quanto os números de visitantes, expositores ou de negócios realizados.
💡 Ficam as perguntas:
- O que uma empresa deve considerar antes de investir em um evento?
- Os promotores se preocupam em medir a Experiência do Participante de seus eventos?
$audaçõe$, com visão e propósito!
Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry