Novos indicadores pra considerar antes de investir

𝗔𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗿 𝗲𝗺 𝘂𝗺 𝗲𝘃𝗲𝗻𝘁𝗼, é necessário analisar os parâmetros de qualidade e os indicadores específicos do evento, ou os padrões adotados pela promotora em toda a sua programação.


Considere os parâmetros de qualidade antes da qualidade em si.


Considerando a participação em feiras de negócios hoje, vejo que existem novos e importantes indicadores, quase estratégicos, que as empresas devem observar antes de decidir pelo investimento.

1. Um deles é avaliar o quanto a feira consegue ser híbrida e oferecer alcance real de negócios de forma remota. Esse ponto se tornou fundamental no pós-pandemia. Além de agregar conforto e ampliar oportunidades, também oferece maior segurança no investimento em caso de surtos regionais ou outras situações imprevistas.

2. Outro aspecto decisivo consiste em analisar se a promotora adota critérios de avaliação da experiência do participante. Nesse caso, é importante solicitar seus indicadores de satisfação em diversas categorias, a fim de verificar se a qualidade percebida pelo público alcançou um patamar de excelência que justifique sua fidelização e retorno em futuras edições.


Veja abaixo alguns parâmetros de qualidade:


📍 Acesso e Fluxo do Evento:

  • Tempo de espera no credenciamento | Objetivo: máx 10 min com interação | Efetivo no ano: __
  • Tempo de espera nos banheiros | Objetivo: máx 3 min | Efetivo no ano: __
  • Distância até banheiros | Objetivo: máx 90m | Efetivo no ano: __ (qtd disponível no espaço)
  • Deslocamento até qq atração principal | Objetivo: máx 10-12 min | Efetivo no ano: __ (qtd no espaço)

📍 Conforto e Ambientação:
  • Sinalização completa visível - tótens interativos | Objetivo: a cada 50m | Efetivo no ano: __
  • Planta baixa da feira - gde formato | Objetivo: nos locais estratégicos de fluxo | Efetivo no ano: __
  • Áreas de descanso - bancos, lounges | Objetivo: 1 a cada 100-150m | Efetivo no ano: __
  • Temperatura média ideal(*) nos auditórios | Objetivo: entre 20–24 °C | Efetivo no ano: __
  • Temperatura média ideal(*) no espaço circulante | Objetivo: entre 20–24 °C | Efetivo no ano: __
  • Controle de ruído no pavilhão | Objetivo: nunca acima de 85 dB | Efetivo no ano: __

* O controle da temperatura em espaços de eventos constitui um aspecto sensível e deve ser analisado de forma antecipada, durante o planejamento e a definição do local. Essa avaliação permite identificar:
(a) áreas de circulação geral que não disponham de climatização, de modo a prever soluções corretivas ou compensatórias; e
(b) auditórios dotados de sistemas de climatização central com configuração padrão, sem possibilidade de regulagem específica, como é comum em estruturas de shopping centers e centros de convenções.


📍 Consumo e Serviços: 
  • Lixeiras disponíveis - seletivas |  Objetivo: 1 a cada 12–15m | Efetivo no ano: __
  • Pontos de alimentação/bebida | Objetivo: 1 a cada 5–7 min | Efetivo no ano: __
  • Tempo máximo de espera em praça de alimentação | Objetivo: 10 min em fila | Efetivo no ano: __

📍 Atendimento e Interação:
  • Qualquer staff circulante - contato visual e sorrir | Objetivo: 1 a cada 3m | Efetivo no ano: __
  • Disponibilidade de staff visível | Objetivo: nunca caminhar + de 3 min | Efetivo no ano: __ 
  • Tempo máximo de resposta a uma dúvida | Objetivo: menos de 2 min | Efetivo no ano: __


📍 Experiência e Encantamento:

  • Atrações - fila com interação** | Objetivo: 1 a cada 5–7 min de espera | Efetivo no ano: __
  • Momentos surpresa programados*** | Objetivo: 1 a cada grande área | Efetivo no ano: __ 
  • Contato com experts, personalidades | Objetivo: 1 pto instagramável a cada 300–500m | Efetivo no ano: __

** ex.: telas, jogos, hologramas, QR codes,...
*** ex.: pocket show, música inesperada,,...


📍 Segurança e Bem-estar:
  • Tempo para atendimento em ambulatório | Objetivo: máx 5 min | Efetivo no ano: __ 
  • Sinalização de saída de emergência | Objetivo: mín de 1 a cada 25m | Efetivo no ano: __ 
  • Iluminação adequada no espaço circulante | Objetivo: mín de 200 lux****  | Efetivo no ano: __ 
**** Se interessar a NBR ISO adequada deve ser analisada, assim como os parâmetros oferecidos pelo espaço do evento. Para os expositores especificamente: Se a iluminação do pavilhão for estruturalmente deficiente, será necessário prever a suplementação no momento do projeto do estande.


📍 Entre outras categorias relevantes e adaptáveis de acordo com o espaço e o perfil do evento, etc.


O sucesso de público em uma edição não garante o mesmo resultado na próxima. O que sustenta a relevância de um evento é uma eficiente gestão dos indicadores da Experiência do Participante - estes são tão importantes quanto os números de visitantes, expositores ou de negócios realizados.


💡 Ficam as perguntas:

  • O que uma empresa deve considerar antes de investir em um evento?
  • Os promotores se preocupam em medir a Experiência do Participante de seus eventos?


$audaçõe$, com visão e propósito!



Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry