Informa Group compra Brazil Trade Shows

Informa Group negociou por três semanas com o fundo DJL e valor do negócio ficou em R$ 200 milhões
Adriana Mattos | De São Paulo - 07/06/2011



A Brazil Trade Shows (BTS), terceira maior organizadora de feiras do país, foi vendida por R$ 200 milhões para o inglês Informa Group, empresa com 1,2 bilhão de libras (US$ 1,9 bilhão) em faturamento e atuação em 43 países. Após três semanas de negociações entre o fundo de private equity DJL South American Partners, dono da BTS, e o comando do Informa Group, o contrato foi assinado na terça-feira passada, na sede do escritório Pinheiro Guimarães Advogados. O anúncio da operação estava previsto para hoje.

A nova empresa, que pode se chamar BTS Informa (o nome ainda não foi definido), será a maior companhia no Brasil do segmento de eventos. Seu potencial é de realizar 500 congressos, seminários e treinamentos ao ano, além de organizar 19 feiras anuais, como a Fispal e a ABF Franchising.

Em feiras, porém, a liderança continua com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, joint venture criada em 2007 entre a inglesa Reed Exhibitions e a brasileira Alcantara Machado. A Reed realiza 52 feiras ao ano no Brasil. A empresa que surge da união entre a BTS e Informa ocupa o segundo lugar no ranking da organização de feiras, seguida pela United Business Media Limited, com 14 feiras ao ano.

Alguns movimentos estratégicos das empresas ficam evidentes com essa negociação. O fundo DJL faz a "saída" do investimento após quatro anos com o ativo na carteira, depois de ter finalizado os ajustes na gestão e profissionalizado o negócio. "Isso tudo foi feito mais rápido do que imaginávamos. Em vez de fazer a 'saída' em oito ou nove anos, foi possível desinvestir na metade desse tempo", conta o presidente da BTS, Alexandre Barbosa.

Já o Informa Group se mexe na tentativa de ampliar sua musculatura no país e buscar nova fonte de renda, após a tímida expansão mundial nos últimos anos. Em 2010, o Informa Group cresceu 0,4% ao alcançar faturamento de 1,2 bilhão de libras em diferentes áreas, como publicações, consultoria e eventos. Mas a grande parte da receita mundial é obtida em mercados considerados maduros.

De acordo com o diretor geral do Informa Group Latin America, Marco Basso, Estados Unidos e Europa respondem por cerca de 80% da receita da companhia no mundo. "Precisamos diversificar a operação em termos geográficos. Entre os países emergentes que queremos crescer rapidamente, o Brasil é prioridade", afirma.

A soma de R$ 200 milhões investidos na compra da BTS, conforme apurou o Valor, é a maior já desembolsada numa aquisição pela multinacional em um país emergente. Segundo Basso, a companhia continua aberta a novas aquisições no país. "Existe uma disputa grande por ativos na área de feiras no Brasil. A BTS já estava, inclusive, analisando duas compras quando fechamos a aquisição da empresa. Ainda há alguns bons negócios e não vamos parar de olhar", conta.

O segmento movimenta entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5 bilhões a ano no país, segundo fontes do setor, e a expectativa é que o mercado cresça 20% no Brasil este ano, calcula a líder Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Alexandre Barbosa permanece no comando da BTS e deve se reportar a Marco Basso. A possibilidade de a BTS continuar a operar com autonomia foi determinante na negociação. Quatorze empresas apresentaram interesse em comprar a BTS - entre elas, a Reed Exhibitions Alcantara Machado. "Fechamos com o Informa porque existe complementariedade das operações. Eles são fortes em eventos, e nós, em feiras", diz Barbosa. "Se optássemos por um outro parceiro forte em feiras também, poderíamos perder independência".

Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, afirma que eles chegaram a avaliar a aquisição da BTS, mas a negociação não evoluiu. "Na área de feiras, nós e a BTS atuamos em alguns setores que são os mesmos. Não sei se uma aquisição seria algo bom, então as conversas não avançaram", diz.

No mundo, Reed Exhibitions e Informa Group concorrem em algumas áreas de atuação. No segmento de eventos, a Reed faturou 670 milhões de libras em 2010 e, o Informa Group, cerca de 540 milhões de libras nos braços de eventos e treinamento, de acordo com o balanço anual das duas companhias.