Como planejar sua participação em feiras.

Antes de decidir por participar de uma feira específica é recomendável a realização de um estudo sobre os eventos disponíveis em sua cidade e/ou no Brasil, de acordo com seus objetivos, sejam estes em âmbito institucional ou de promoção comercial. Para um bom levantamento segue alguns passos importantes a seguir:

1º. PASSO – Pesquisa e uma boa tabulação (planilha):


Prepare uma boa planilha em Excel com filtros e outros recursos. Essa planilha, que no início é apenas um grande calendário, evoluirá para um refinamento de sua pesquisa envolvendo indicadores e valores de investimentos dos eventos que desejará pesquisar.

2º. PASSO - Onde pesquisar: 

O calendário do Ministério das Relações Exteriores (Departamento de Promoção Comercial) pode fornecer a relação de todas as feiras realizadas no Brasil e no exterior. A busca pode ser feita por setor industrial, por data, região ou outros filtros. Acesse o site e realize sua pesquisa por filtros.



Esse calendário também é divulgado no exterior e consultado por câmaras de comércio, consulados, empresas, indústrias e outros organismos estrangeiros. Algumas câmaras de comércio e associações ligadas à indústria formam delegações de participantes interessados em negócios no Brasil.





O calendário da UBRAFE pode fornecer a relação de todas as feiras dos principais promotores associados. Acesse o site e realize sua pesquisa na própria home. Ou então entre em contato com a entidade e adquira seu exemplar.

3º. PASSO – Consultar outros calendários:

Certifique-se de eventuais outros eventos e congressos técnicos de portes variados e de igual interesse.

Pesquise as 3 maiores promotoras mundiais com base no Brasil:
Reed Exhibitions
Informa Group e Informa Exhibitions
ClarionEvents


Pesquise em bancos de eventos alternativos. Muitos já fornecem os eventos segmentados como o n'Feiras, o Feiras do Brasil e o Feiras Industriais


4º PASSO - Tabulação de todos dados:

Cadastre em uma planilha todos os detalhes que encontrou em sua primeira pesquisa, dos eventos de maior interesse para os negócios de sua empresa.

Também é possível a realização de uma pesquisa através de um consultor de eventos. A vantagem da contratação de um consultor é a qualidade da tabulação das pesquisas. Normalmente o material é entregue com uma análise promocional, institucional e comercial, relacionando os eventos aos seus negócios. Uma consultoria especializada nesse serviço é a Ello Consultores - contatos poderão ser feitos com Eliane Bastos eliane@elloconsultores.com.br

$audaçõe$ e boa sorte!

Feiras e Exposições

O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry