O que representa inovação para sua montadora?

⏱️ 1 min (full)


Inovação para estandes


Uma forma inteligente de economizar tempo e recursos é planejar a montagem do seu estande de maneira lógica e eficiente. 


A aprovação de um projeto bem resolvido e uma montagem bem executada garantem uma entrega impecável ao Expositor, sem más interpretações ou erros e sem atrasos ou desorganização.

Planta baixa em tamanho real | Projeção e Percepção do Cliente:

Perceber o tamanho real do projeto em planta baixa é uma solução inovadora que simplifica a visualização e a percepção da configuração de um estande. A solução mais viável hoje é uma planta projetada em tamanho real diretamente no piso de um galpão ou armazém, podendo ser da própria montadora ou de um terceiro.

Finalidade principal:

  • Melhorar a eficiência do processo de comercialização do estande, facilitando a apresentação do projeto ao cliente;
  • Facilitar o trabalho da equipe de montagem, permitindo identificar rapidamente o local adequado de cada elemento e, assim, economizar tempo e recursos.

Exemplos:

    Veja como essa abordagem pode representar um planejamento mais cuidadoso e assertivo, além de excelente logística e entrega:

    Planta baixa em tamanho real | Impressão e Montagem Eficiente

    Em feiras no exterior, já é possível encontrar montadoras em processo de montagem no pavilhão com a planta baixa definitiva impressa em tamanho real no chão (em casos onde o estande não tem tablado, normalmente com maquinário e equipamentos). 

    A impressão é feita sobre um material que não consegui identificar, mas é uma espécie de vinil fino que suporta impressão digital em grande formato, feita em faixas largas, que depois são conectadas para formar a planta inteira.

    Finalidade principal:

    • Ter a planta baixa completa com todos os detalhes impressos em tamanho real no piso, agiliza o trabalho das diferentes equipes - carpintaria, marcenaria, elétrica, sinalização,... 

    Exemplo:

    O vídeo originalmente publicado em 2011 com a planta impressa no chão, não está mais disponível. 

    Estrutura aérea para comunicação visual - fixas ou rotativas

    As estruturas aéreas rotativas, também chamadas de displays motorizados, aerorotativos ou painéis giratórios suspensos, são soluções de comunicação visual instaladas acima do estande para ampliar a visibilidade da marca à distância.

    Finalidade principal

    • Aumentar o alcance visual: como ficam suspensas, podem ser vistas a longas distâncias, acima da altura dos estandes vizinhos.
    • Gerar movimento: o giro constante cria destaque imediato e atrai o olhar dos visitantes.
    • Reforço de marca: permitem aplicar logotipos, mensagens-chave e elementos tridimensionais.

    Importante:

    A instalação dessas estruturas é feita diretamente no teto do pavilhão e somente empresas credenciadas pelo evento estão autorizadas a realizar esse serviço, em conformidade com as normas de segurança. O processo utiliza pontos de ancoragem específicos, os chamados rigging fornecidos pelo próprio pavilhão, projetados para sustentar iluminação, truss, painéis e elementos giratórios. 

    A rotação é viabilizada por motores apropriados para peças suspensas, dimensionados de acordo com o peso e o diâmetro do display, e todo o projeto passa por revisão e aprovação prévia da planta do estande pela organização da feira, garantindo que a instalação esteja em total conformidade com as exigências técnicas do evento.

    Por isso vale redobrar a atenção se tiver essa intenção.

    Exemplo:

    Os exemplos mais comuns em feiras no Brasil são as estruturas fixas, mas em feiras no exterior é já bem comum. No YouTube é possível encontrar vários exemplos, tanto das estruturas aéreas fixas quanto as rotativas.

    E para você, expositor, a pergunta é:

    • Qual tipo de inovação a sua montadora tem apresentado a você?




    $audaçõe$, com visão e propósito!



    Feiras e Exposições

    O que todo Expositor deve saber
    Por: Anne Sophie Matthey-Henry