Expectativa de público ou expectativa do público?

Diferentes esperas com créditos diferentes. Mais vale um bocadinho de um público certo no evento certo, com expectativas supridas, do que uma multidão de alienígenas.

Por que a vida moderna gosta tanto de números?
Quem garante a verdade dos números de visitação de uma feira? 

 EXPECTATIVA DE PÚBLICO 

Toda edição de um evento possui uma estimativa de público para o período de realização. Esta expectativa normalmente é estudada de acordo com a cidade de realização, periodicidade do evento, mercado, números de participantes das edições anteriores, além de outros fatores. O resultado dessa expectativa deve estar diretamente relacionado à campanha de mídia do evento, ou seja, se o evento mantiver as estratégias de divulgação das edições anteriores talvez tenha chances de crescimento e êxito. Porém, se as ações forem mais tímidas, a expectativa poderá ser colocada em risco. 

Diante disso, na hora de decidir sobre a participação, o potencial expositor deve analisar os indicadores do evento (público visitante, origem, cargo, empresas expositoras). Deve observar uma curva ascendente nestes números. Qualquer queda pode ser resultado de uma mudança da estratégia por parte da promotora. Alguns exemplos de diminuição de público podem ser ocasionados em virtude da mudança da cidade do evento ou mudança da campanha de divulgação (mídia, comunicação, assessoria de imprensa, etc).

 EXPECTATIVA DO PÚBLICO 
>> Analise os objetivos da feira e seu mecanismo de divulgação. 
>> O que a feira oferece ao público visitante? 
>> O que ela divulga como novidades e lançamentos? 
>> Para quais setores industriais a feira está direcionada? 
>> Verifique se a divulgação do evento está de acordo com o que o visitante verá. O visitante encontrará aquilo que se promete? 
Uma dica é analisar a divulgação da última edição da feira, o que ela ofereceu como principais atrações e quais foram os objetivos esperados. Verifique no catálogo de expositores se os visitantes encontraram o que procuravam. Coloque-se no lugar do público. Será que suas expectativas foram atingidas?

A decisão por participar ou não de uma feira deve ser baseada em evidências. Cada promotor oferecerá a evidência que melhor lhe convier, para convencer o empresário a participar do evento. Cabe ao expositor definir quais evidências devem ser buscadas, a fim de embasar sua decisão.

Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry